Embora, o motor a diesel seja preparado para aguentar altas temperaturas, a falta de manutenção preventiva pode trazer consequências permanentes
Quando passamos pelas estradas, é comum vermos caminhões parados por motivos de superaquecimento do motor.
O sistema de Arrefecimento é o maior aliado para o superaquecimento do motor, por ser o principal responsável pelo controle de temperatura. Ele é composto pela bomba d’água, válvula termostática, sensores de temperatura, radiador, vaso expansor e mangueiras. Elas fazem com que o motor faça uma troca de temperatura com o ambiente, resfriando e mantendo a temperatura ideal que varia entre 85°C e 95°C. Além de, auxiliar na redução de consumo de combustível e das emissões de fumaça preta no meio ambiente.
Certamente esse sistema precisa de uma atenção especial e cuidados preventivos.
Cheque sempre a água e o óleo do seu motor. A água é responsável pelo resfriamento, por outro lado, o óleo faz com que as peças recebam lubrificação. Evitando assim, desgastes prematuros e desempenho do veículo. Também, fique atento aos furos que podem ser ocasionados nas mangueiras ou cabeçote. Além de problemas no radiador como por exemplo uma tampa mal encaixada, fazendo com que a água e o vapor escapem do motor.
Verifique também a válvula termostática e o sistema de ventilação, eles mantém a temperatura do motor durante os momentos mais exigentes.
Foi pego de surpresa, o motor superaqueceu? O que fazer?
Pare o veículo, espere esfriar e confira o nível de água com muito cuidado para o vapor não machucar sua pele. Complete o reservatório com água no nível indicado e pare em um mecânico mais próximo para evitar problemas maiores.
A manutenção preventiva e peças que garantem acima de tudo a segurança e a qualidade são essenciais para ter uma viagem segura.
Clique aqui e conheça a linha de peças que são garantia no mercado de reposição.
