O Sistema de Freio ABS (Anti-lock Braking System) é uma tecnologia evoluída do sistema de freio convencional. Ele tem a função de impedir que as rodas travem durante a frenagem e também que o veículo derrape ou perca a aderência com o solo.
Já no Sistema Elétrico de Freio EBS (Electronic Braking System), os sinais são enviados à unidade de controle EBS quando o motorista pressiona o pedal de freio. Diversos sensores de velocidade e a unidade de controle determinam a pressão de frenagem de cada eixo e roda. Moduladores também regulam a pressão do ar conduzida aos cilindros de freio.
Num ambiente ideal, uma estrada seca e em boas condições, a própria válvula sensível à carga pode sozinha ser capaz de evitar o travamento das rodas caso o caminhão não esteja carregado.
⭐️Vantagens do sistema de freio ABS e EBS:
As características de frenagem são estáveis em todas as superfícies de estradas. A direção do veículo continua sendo controlável e a distância de frenagem é diminuída, o desgaste dos pneus também pode ser reduzido.
🔩Componentes:
Vemos que em um sistema de freios ABS, são utilizados muitos componentes, como por exemplo: sensor ABS, válvula moduladora do ABS, válvula do ASR (Regulagem anti-giro), válvula de alívio rápido, além disso, a válvula relé e mais as válvulas sensível à carga. O sistema EBS simplifica a instalação, integrando todas essas funções em uma única válvula [freio EBS].
🔧Manutenção:
O sistema de freio ABS deve ser verificado sempre que a luz de falha estiver: acesa no painel, quando o veículo estiver rodando ou quando ela não apagar, mesmo depois de desligado o motor.
Gostou do post? Clique aqui e confira também os cuidados com o sistema de freio do seu caminhão.
Seja um distribuidor, acesso: https://www.rodip.com.br/seja-um-distribuidor/

