Para entender melhor como é realizado e o momento que deve ser feito a manutenção do seu pesado é fundamental conhecer os componentes mais importantes, para assim desfrutar de uma saúde linear do seu automóvel. Confira a seguir quais são as principais peças para uma reposição confiável.
Sistema de freios
O sistema de freio é uma das partes mais exigidas entre caminhões e ônibus, especialmente aqueles que transportam cargas pesadas. Devido ao peso, freadas contínuas ou mais fortes podem superaquecer o sistema gerando falhas.
– Principais componentes que pertencem o sistema:
- Lonas e tambores
- Pastilhas e discos
- Cilindro mestre e fluído
- Pedal e alavanca
Correia & Polias
Uma peça fundamental para o funcionamento correto do caminhão. Ela é responsável pelo comando das válvulas e virabrequim, além do sincronismo dos pistões.
Se existe uma peça no automóvel que pode causar um grande prejuízo, é a correia dentada. Ela é responsável por um funcionamento extremamente fundamental para caminhões/ônibus. Responsável pelo comando das válvulas, virabrequim e o sincronismo dos pistões.
Em determinadas situações, quando o rompimento da correia acontece em altas rotações o impacto é tão grande que acaba quebrando os pistões. Se isso acontecer, o prejuízo será ainda maior
Principais componentes que pertencem o sistema:
- Correia
- Esticador/Tensor
- Polia
Sistema de iluminação
O conjunto de faróis e luzes do caminhão é um dos itens fundamentais e obrigatório, que impacta a totalmente na segurança, uma vez que as luzes auxiliam na condução de dia e de noite. Além disso, o sistema do alternador merece uma atenção, pois ele é responsável por alimentar o sistema elétrico. As luzes devem estar em perfeitas condições de funcionamento, ou o motorista pode ser penalizado com multa e pontos na cnh.
Principais componentes que pertencem o sistema:
- Faróis e lanternas
- Piscas
- Luzes de posição, freio, ré e placa
- Alternador e correia
Suspensão
O sistema de suspensão é de extrema importância para suportar o peso da carga. Esse sistema absorve a energia gerada pelas irregularidades no solo e oferece mais estabilidade quando exercida maior quantidade de peso.
Veja também: Como dar vida longa aos amortecedores
Principais componentes que pertencem o sistema:
- Amortecedores
- Bandejas
- Feixes de mola
- Bolsões de ar
Motor
O alto rendimento do motor contribui para a redução nos custos do combustível, a maior duração, segurança e os custos menores com manutenção fazem desse motor o preferido para o uso em veículos pesados.
Principais componentes que pertencem o sistema:
- Radiadores
- Filtros de ar
- Líquido de arrefecimento
- Filtro de óleo
- Mangueira
Acabamos de acompanhar as principais peças para uma reposição confiável, mas nada adiante saber o momento ideal para uma manutenção preventiva ou até mesmo como realizar um reparo se você não conhecer o seu pesado.
O nosso papel perante ao mercado de autopeças é de extrema transparência e comprometimento, pois as nossas marcas possuem a certificação necessária para que a reposição seja realizada de maneira segura e efetiva.
Todas as nossas peças são como uma solução para o seu negócio, elevando o nível de satisfação de seus clientes/consumidores e ampliando a confiabilidade que merecem ter. Não perca tempo e torne-se uma referência em sua região.
Precisa de algum item para o seu pesado? Acesse o catálogo online,
clique aqui

Pingback: Autopeças: Aumente suas vendas e fidelize seus clientes