No último dia 14 foi realizado um mega comando em 40 pontos no Estado de São Paulo. Mais de 50.000 automóveis a diesel foram fiscalizados e 835 multados pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A ação foi chamada de Operação Inverno 2019, período em que as condições meteorológicas se tornam mais desfavoráveis à dispersão dos poluentes na atmosfera.
“No período de inverno, operações como essa são muito importantes para manter a qualidade do ar e preservar a saúde das pessoas no ambiente urbano”, comentou profissional que liderava operação.
fonte: CETESB
Aquela fumaça preta que você vê em caminhões e ônibus pode ser causado pela má combustão do diesel, gerado pela falta de oxigênio para a queima do combustível. Isso gera excesso de combustível no pistão do motor, provocando aumento de temperatura na câmara de combustão.
Confira algumas de nossas dicas para saber se o seu pesado está de acordo as especificações:
-Bicos ou cilindros com excesso de resíduos;

Fonte: Google
-Filtro de ar com impurezas obstruí a captação de ar necessária;

Fonte: Google
-Bomba injetora com excesso de débito, não alimenta o motor com a precisão ideal;

Fonte: Google
-Combustível com misturas ou de má qualidade, faz com que a queima seja maior do que o normal;

Fonte Google
-Filtro de combustível com prazo de validade vencido, influência totalmente no excesso de fumaça;

Fonte: Google
Hoje, com a tecnologia empregada na fabricação de automóveis a diesel, os motores contam com sensores que impedem a emissão de fumaça preta como o Sensor Nox e o Sensor de temperatura que age juntamente com o Arla 32.Quando ocorre algum defeito nesses componentes, o motorista é avisado através de um código de falha.
Explore mais o seu conhecimento sobre este sistema, Clique aqui temos uma matéria perfeita para você!
