Evite problemas em todo sistema de motor do seu caminhão fazendo apenas a manutenção adequada do esticador, tensor e correia.
O esticador também conhecido como tensor, a correia dentada garante que partes de um motor estão funcionando em sincronismo. O sistema de polias e tensores do motor fornecem energia para o ar condicionado, alternador, direção hidráulica, e até o sistema de refrigeração de um veículo.
A manutenção desse sistema é de extrema importância, pois uma falha pode afetar os componentes vizinhos. Alguns pontos devem ser observados para saber se a sua correia e esticador já estão na hora de trocar.
Os sintomas de uma correia dentada ruim são:
- Ruídos;
- Abrasão;
- Superaquecimento do motor;
- Rachaduras aleatórias no corpo da correia dentada;
- Pedaços da correia dentada faltando;
As correias dentadas podem ficar danificadas devido ao desgaste excessivo, tempo de uso, tempo de fabricação, ou por causa de contaminação por vazamentos de água, óleo, poeira, minério de ferro e outros detritos. Se uma nova correia for apertada demais, ela pode falhar prematuramente, ou mesmo arrebentar. Mesmo se sua correia dentada não está parecendo defeituosa, ela ainda deve ser substituído junto com o esticador de acordo com quilometragem do manual do veículo.
Por isso, muitas vezes, é preciso realizar a troca preventiva da correia dentada e do esticador do seu caminhão antes de chegar no prazo estabelecido no manual. Ao trocá-la costuma-se verificar também todo o sistema como o esticador/tensor e o rolamento das polias.
📌 Veja também: Como dar vida longa aos seus amortecedores
Realizamos alguns testes comparativos e comprovamos que a durabilidade dos esticadores/tensores da Truck Mechanic são:
COM ROLAMENTO C&U: 80 mil km

✔️ COM ROLAMENTO NSK: 100 mil km
É prudente contratar um bom mecânico com boas ferramentas para substituir sua correia dentada e o esticador do caminhão para garantir que o motor continue a funcionar de forma eficiente e para que você possa fazer viagens longas com muito mais segurança.

Pingback: Transporte de Carga, Veja como Evitar Problemas em sua Viagem