O seu caminhão está de acordo com a legislação proconve 7 e euro 5? Confira a importância do sensor nox!
A nova legislação está em vigor desde 2012, ela prevê níveis de emissão de poluentes significativamente mais baixos. Para atender as novas normas que estão muito mais rigorosas, as fabricantes dos veículos tiveram que optar por duas soluções para reduzir as emissões de NOx no meio ambiente: o EGR (sistema de recirculação dos gases do motor) e o SCR (sistema de redução catalítica seletiva).
Os veículos pesados utilizam o SCR para controlar a emissão de NOx por atender melhor às necessidades do motor. Graças a funcionalidade do SCR junto com o componente químico ARLA 32 que transforma em água e nitrogênio antes de ser expelido pelo escapamento controlados pelos sensores de temperaturas e o sensor NOx. O ARLA 32 é um reagente não químico composto de água destilada e uréia. Ele é fornecido pronto para o utilização e não precisa ser diluído. O ARLA 32 deve ser manipulado com cuidado pois é um líquido muito corrosivo e tem facilidade em congelar e cristalizar levando a falha na catálise. O uso exclusivo do produto homologado é de extrema importância para uma ótima performance do sistema.
✔️ Veja como ele funciona:
O sistema de bombeamento leva o reagente ARLA 32 do tanque ao injetor localizado no escapamento, que faz a pulverização do líquido sobre os gases de escape, iniciando o processo de quebra do NOx. A quebra é concluída dentro do catalisador do SCR, onde os sensores de temperatura e sensor NOx são acionados transformando o poluente em água e nitrogênio.
Para identificar que a catálise foi bem sucedida, o Denoxtronic lê os dados de três sensores localizados no escapamento: um sensor de NOx e dois sensores de temperatura. Os sensores de temperatura estão dispostos um antes e outro depois do catalisador do SCR, e são responsáveis por avisar ao sistema que a reação química está acontecendo. Quando a reação é bem sucedida, a temperatura depois do catalisador é mais alta que a inicial. Assim, o segundo sensor sempre deve indicar uma temperatura maior do que o primeiro.
✔️ Vantagens para o seu motor:
Com esse controle mais rigoroso do poluente através do SCR e do diesel S-50, permitiu o aumento de potência e eficiência dos motores eletrônicos sem aumentar o consumo de combustível. Mesmo que o motor gere mais NOx na queima, os sensores de temperatura e o sensor NOx tem o papel de eliminá-lo diminuindo os danos ao meio ambiente.

Pingback: Saiba mais sobre as vantagens do Sistema Common Rail.
Pingback: Saiba mais sobre Sensores de Temperatura para Caminhão
Pingback: Está Suspensa a Nova Tabela de Frete Rodoviário | Blog da Rodip Indústria e Comércio de Autopeças